segunda-feira, 14 de março de 2016

4ºA - Visita de estudo ao Museu da Imprensa e Jardim Botânico

No dia 4 de março, às 9h, os alunos do 4º ano da EB1/PE do Estreito de Câmara de Lobos foram a uma visita de estudo ao Museu da Imprensa da Madeira e ao Jardim Botânico.
 Quando chegaram ao Museu da Imprensa, os alunos viram uma máquina de escrever grande e muito antiga. O museu abriu em setembro de 2013. O inventor das máquinas de imprimir chamava-se Gutenberg e era alemão.
O guia disse que o primeiro jornal da Madeira foi lançado na segunda-feira, dia 2 de julho de 1821, e chamava-se "O Patriota Funchalense". O museu tem expostas máquinas do século XX. Nestas máquinas para imprimir utilizavam-se caratéres de metal e de madeira. Os caratéres eram guardados em armários. Nestas impressoras antigas imprimiam-se cartões de visitas e passes de camionetas. Entre as máquinas em exposição encontrava-se a "máquina de cortar entrelinhas e linhas", a “Máquina de Impressão Rotativa Ofeset Duplex" e uma máquina de projetar filmes chamada "Projector de Cinema".
 De seguida, os alunos foram para o Jardim Botânico de autocarro. Quando chegaram lá, lancharam e viram um jardim com formas geométricas. Viram plantas aquáticas. Havia uma árvore chamada "Árvore da Amizade" e um cato gigante. Também havia uma casa de Santana.
 Os alunos gostaram muito desta visita e gostavam de repetir.

Sem comentários: